quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vacinação de cães e gatos

No próximo domingo, dia 12, acontece a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Raiva em cães e gatos. Durante todo o dia, o setor de Zoonoses da Prefeitura de Itabirito pretende aplicar mais de 8 mil doses da vacina nos animais de estimação da cidade. “É importante que os proprietários tenham a responsabilidade social de levar seus animais aos postos de vacinação. A Hidrofobia é uma doença muito perigosa, que atinge o sistema nervoso do animal, podendo levar a óbito”, ressalta Valter Melilo, secretário de Saúde.
Nesta etapa da campanha, que pretende alcançar, no mínino, 90% dos animais de Itabirito, os proprietários dos bichos devem levá-los ao posto de vacinação mais próximo de sua casa. Moradores do Munu, São José, Vila José Lopes, Santa Tereza, Padre Adelmo, Padre Eustáquio, Vila Gonçalo, Agostinho Rodrigues, Novo Itabirito e Cardoso devem levar seus animais à associação comunitária do seu bairro. Quem mora no Centro deve ir até o Cine Teatro Pax. Para os bairros Santo Antônio e Santa Efigênia, as vacinas estarão disponíveis nas quadras esportivas. As Unidades de Atenção Primária à Saúde (antiga UBS) da Vila Gonçalo e da Santa Rita serão postos de vacinação para quem mora nesses bairros.
Quem reside no bairro Praia, deve levar seu animal ao Centro de Fisioterapia e Realibitação e aqueles que estão localizados na região da Boa Viagem devem ser dirigidos ao Quartel da Polícia Militar. O Poliesportivo Pedro Cardoso será posto de vacinação para os moradores do Nossa Senhora de Fátima. Para os animais do Bela Vista, Lourdes e do Gutierrez, as vacinas estarão disponíveis nas escolas municipais José Ferreira Bastos e Ana Amélia Queiroz, respectivamente. 
“Queremos que os animais fiquem imunes à Raiva, que pode ser transmitida para o ser humano, se ele entrar em contato com alguma secreção do animal”, esclarece Jadir Vicente da Silva, coordenador do setor de Endemia da Secretaria de Saúde. Segundo o profissional, o ideal é que, no momento da aplicação, um adulto segure o animal, pois as crianças não conseguem controlar seu bicho de estimação. Os postos funcionarão das 8h às 17h e é necessário apresentar o cartão de vacinação dos animais que já tiverem o documento.  Fique atento e garanta a saúde do seu melhor amigo!

Att.,
Mayra Michel - Diretora de Comunicação.
Secretaria de Comunicação Social.
Prefeitura Municipal de Itabirito.
(31) 3561-4063 / 8895-1086.

Nenhum comentário:

Postar um comentário