sábado, 18 de setembro de 2010

Semana Nacional de Trânsito tem programação especial em Itabirito

              Entre os dias 18 e 25 de setembro, o país celebra a Semana Nacional de Trânsito, com o tema Cinto de Segurança e Cadeirinha. “Essa é uma boa oportunidade para fazermos uma reflexão sobre como anda o trânsito de nossa cidade e como tem sido a nossa participação na sociedade”, destaca Denilson Braga, conhecido como Rocha, secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura.
            Para conscientizar a população de Itabirito, a administração municipal está com uma programação diversificada, para todas as idades, sobre educação no trânsito e a importância do uso de cinto de segurança e da cadeirinha. A Abertura Oficial está marcada para segunda-feira, dia 20, no auditório do CET-Cefet, a partir das 19h. “Educar para o trânsito é educar para o exercício da cidadania, garantindo o direito de ir e vir e de estar em espaços e vias públicas com segurança. É assumir com responsabilidade os deveres, respeitar o direito dos outros e cooperar para transformar as vias em espaços de convivência saudável e fraterna”, conclui Giseli Silva, coordenadora do evento na Secretaria de Segurança e Trânsito.
De 20 a 24 de setembro, as escolas recebem palestras no período da manhã e da tarde, a fim de alcançar todos os alunos da rede de ensino. Na quarta, dia 22, acontece a “Transitolândia”, com carrinhos elétricos, no estacionamento principal do Complexo Turístico da Estação, das 8h às 12hs, para crianças de até 8 anos ou 30 Kg. Quinta, dia 23, acontece uma Audiência Pública no CET-Cefet, a partir das 19h. Na sexta, dia 24, haverá simulações de acidentes durante o dia e, à noite, será exibido filmes educativos sobre o trânsito em um grande telão instalado na Praça da Estação.
Para Rocha, essa é uma oportunidade da população se instruir e participar das melhorias no transito de Itabirito. “Discutindo, refletindo, questionando, reclamando e sugerindo, assim é o trânsito da cidade que a gente faz”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário